Cores, tamanhos, texturas, etc., os tapetes são importantes itens de decoração para sua sala de estar, mas qual é o melhor modelo?
Independente do modelo do seu tapete, seja ele claro, escuro ou colorido, com franjas ou sem franjas, ele deve transmitir conforto e harmonia, atribuindo um senso estético ao ambiente, levando em consideração um tamanho proporcional de acordo com o espaço disponível da sala de estar. Um modelo de tapete pequeno em frente a um sofá grande pode ficar esquisito e desproporcional, não é mesmo? Assim como um tapete grande em um espaço pequeno fica desarmonioso.
Os tapetes são os últimos itens que devem ser escolhidos para a decoração da sala de estar, pois é a partir de como os móveis estão posicionados que o tapete deve ser colocado, sempre prezando pela harmonia do ambiente. O tamanho do tapete deve ser maior que o ponto central da sala, pois a mesa e/ou sofá deve ficar em cima dele. Profissionais que trabalham com design de interiores orientam que o tapete deve estar situado 20 cm embaixo do estofado e deve ter 30 cm de largura aos lados, como é ilustrado na imagem abaixo:
Os tapetes mais comuns são os retangulares ou quadrados, que apresentam características mais fáceis de locar em seu ambiente. Já os tapetes redondos apresentam uma certa dificuldade para o posicionamento no espaço disponível, porém a dica é colocá-los em áreas menores.

A manutenção e conservação dos tapetes varia de modelo e atributos referentes do material que é feito. Alguns cuidados básicos e gerais que podem ser atribuídos é não deixar o tapete exposto à luz solar, pois pode ocorrer o desbotamento das cores, assim como o fato de ter vasos de plantas ao redor, devendo tomar cuidado para que a água não caia no tapete, já que pode mofar. O acúmulo de sujeira e poeira também pode prejudicar a vida útil do tapete, danificando as fibras das quais ele é produzido.
A lavagem profissional de tapetes é recomendada de 2 a 3 vezes por ano, de forma mais regular para quem tem animais e/ou doenças respiratórias, dado que é um item que acumula muita sujidade e poeira, sendo um local repleto de ácaros, germes e fungos.