Categorias
Curiosidades Sofá

Por que ter um arranhador de gato?

O arranhador de gatos protege os estofados contra os arranhões dos felinos

O gato está coçando o sofá da casa. | Foto Premium

O fato comportamental dos gatos de arranhar é algo intrínseco ao seus instintos, pois eles agem desta forma desde que são filhotes. Afiar as unhas, demarcação de território, fazer um alongamento… São diversos motivos que explicam este tipo de hábito dos felinos.

Quando não possuem um arranhador próprio, os gatos normalmente procuram algo como o sofá, poltronas, cadeiras, ou melhor dizendo, algo de caráter estofado para que possam deixar sua marca registrada.

Além de arranhar, o aspecto visual é muito importante para eles, necessitando que seja um local visível e que também permaneça o “cheirinho” que fica localizado perto do punho dos animais. E, por esta razão, os itens estofados são os escolhidos.

Já que o comportamento de arranhar objetos é um instinto natural dos felinos, recomenda-se que tenha em casa um arranhador para gatos. Eles são próprios para este fim, incentivando os gatos a terem algo próprio para arranhar, não prejudicando e danificando os móveis.

Mas escolher o arranhador adequado também é essencial, pois o gato pode não querer utilizá-lo. Especialistas aconselham que o tamanho do arranhador é um ponto fundamental, uma vez que se for menor que o gato ele irá derrubá-lo e perderá o interesse e, também, ele sempre deve estar em um bom campo de visão do gato, assim ele terá a percepção visual de seu território que é algo de extrema importância para ele.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *