O ar condicionado é responsável por reter poeira e sujidades, afetando o ar que está no local em que ele está ligado

Um grande aliado dos períodos intensos de mudanças climáticas, o ar condicionado é um eletrodoméstico cada vez mais requisitado nos lares. Mas, além de trazer comodidade e bem-estar para os momentos em que as temperaturas estão acentuadas, a sua limpeza é lgo fundamental e que merece uma atenção especial, pois interfere diretamente em seu funcionamento.
A limpeza do filtro do ar condicionado diminui o risco de transmissão de doenças, já que como os outros eletrodomésticos, ele acumula poeira, ácaros, fungos e outros resíduos que são prejudiciais para a saúde. E isto fica muito mais claro para as pessoas que são mais sensíveis ou que possuem doenças respiratórias e alergias.
Outra vantagem de adotar uma limpeza regular do eletrodoméstico é o melhoramento de seu desempenho, dado que quando tem sujidades acumuladas em seu filtro, o ar condicionado é automaticamente forçado a fazer uso de mais energia para climatizar o local na temperatura imposta. Esta sobrecarga causada ocasiona falhas em seu motor.
O período em que deve ser feita essa limpeza varia do modelo, a frequência que é utilizado e a marca do produto, que, em muitos casos, já vem com orientações referentes à isto em seu manual de instruções. Ao realizar esta higienização com frequência, você amplia a vida útil de seu ar condicionado e reduz os possíveis gastos com manutenção, visto que o aparelho higienizado com frequência fica em condições semelhantes às de sua fabricação. Além desse processo, alguns fabricantes orientam para a troca de peças em dado período de tempo.
COMO LIMPAR O FILTRO DO AR CONDICIONADO?
Com o ar condicionado já desligado, retire o painel frontal e limpe com um pano seco ou umedecido levemente com álcool e água morna. Após este passo, remova o filtro e o limpe com álcool e água morna, sempre prestando atenção na saída de ar, pois os movimentos da limpeza devem ser contrários à ela.
Finalizando este processo, deixe que o filtro do eletrodoméstico seque naturalmente. Depois de estar seco completamente, recoloque o filtro em seu local original. Lembre-se de sempre conferir o manual de instruções e de não usar produtos químicos muito fortes.