Quando compra uma peça de roupa você deixa a etiqueta ou tira? São nas etiquetas que temos as informações sobre o processo de lavagem das roupas
Quando falamos sobre a lavagem de roupas devemos levar em consideração que não é todo tipo de tecido que pode ser colocado na máquina. Isso pode vir a danificar o item, prejudicando a sua durabilidade. Além disso, todo o processo deve seguir as recomendações que são fornecidas pelo fabricante, auxiliando o consumidor a entender as especificações de cada tipo de material.
Normalmente, estas indicações vem descritas nas etiquetas das peças, com símbolos que, muitas vezes, são difíceis de entender o que significam. Eles são símbolos considerados universais, ou seja, que sempre representam a mesma coisa, para todas as peças em que estão presentes.
Estas especificações tem 5 categorias, cada uma englobando um processo diferente de lavagem, com uma simbologia de fácil associação para cada uma delas.
A primeira parte das instruções é a LAVAGEM, que indica se a roupa pode ser lavada na máquina ou se deve tomar um cuidado especial, qual a temperatura máxima que o tecido pode ser submetido, entre outros, assim como mostra a imagem a seguir:
O segundo passo que precede a lavagem é o ALVEJAMENTO, que assinala se é possível ou não utilizar alvejante nas peças.
A terceira categoria é a de SECAGEM, que aponta quais os cuidados necessários devem ser tomados para que a peça seja seca, se pode ir ao sol ou deve ficar na sombra, entre outros.
Após a secagem, vem o processo de PASSAR A ROUPA. Ele auxilia o consumidor a ficar atento quanto à temperatura utilizada e qual é a ideal.
Os últimos símbolos que estão presentes nas etiquetas dizem respeito à LIMPEZA À SECO. Normalmente este tipo de limpeza ocorre em empresas responsáveis por este processo, que indica quais os produtos podem ser utilizados.