Encontrar uma poça de xixi no estofado já é desagradável, sem falar na sujeira e no mau cheiro, não é mesmo?
Um dos grandes problemas pontuados pelas pessoas que possuem animais de estimação em casa são as necessidades feitas fora do lugar adequado, principalmente em estofados. Seja cachorro ou gato, filhote ou adulto, a dúvida que sempre paira na cabeça de seus donos é: como ensiná-los a urinar e defecar no local correto?
Um dos grandes conselhos dos especialistas e veterinários, é que isso deve ser ensinado aos animais desde o primeiro dia em casa, independente se ele é adulto ou filhote. Pois se cada dia ele fizer em um lugar diferente, nunca vai aprender qual é o certo. É importante lembrar que o adestramento é um processo que exige paciência e persistência. Mas como começar?
O primeiro passo é escolher qual o local que será eleito como o banheiro de seu pet. É necessário que sempre seja no mesmo lugar e que tenha uma distância de seu espaço de alimentação. Assim como acontece com nós, seres humanos, os animais também precisam de uma rotina, por isso seu pet deve ter horário para comer, dormir, brincar e também fazer suas necessidades.
Exemplo: Assim que seu animal de estimação comer, leve-o para o seu banheiro, e o ensine que ele deve urinar e defecar no local indicado, este que deve estar forrado com jornal ou tapete higiênico. Caso ele acerte, é importante que você sempre o recompense com carinho e petisquinhos. E, com o passar dos dias, ele vai se acostumando e se adequando com o espaço.

O maior segredo para que se tenha sucesso nesta tarefa é a paciência.
Se, neste processo, seu animal de estimação vier a urinar e a defecar em seus tapetes e estofados, indica-se que você procure uma limpeza profissional com produtos antiodores, que se mostram essenciais no combate ao mau cheiro.