A limpeza e a higienização são processos diferentes, porém complementares.
Muitas vezes entendida como sendo o mesmo processo, a limpeza e a higienização utilizam métodos e produtos diferentes entre si. Contudo são complementares para retirar as sujidades e bactérias do estofado.
A limpeza, também conhecida como lavagem, é feita com o uso de água e atua na remoção de sujidades, manchas – se for possível a remoção – mau odor, poeira, ou melhor dizendo, todas as impurezas que estão presentes na superfície do estofado.
A higienização, também chamada de desinfecção, atinge uma região mais “profunda” do estofado, sendo mais eficiente para remover as sujidades e bactérias. Isto acontece porque neste processo são utilizados produtos antiácaros, antigermes, antifungos e antimofo. Eles auxiliam para quem tem crises alérgicas e até enfermidades de pele. Sendo recomendado o uso de produtos profissionais, assim como de um técnico qualificado e treinado para realizar o procedimento.
Desta forma, o processo de higienização complementa o de limpeza.
Além da realização da limpeza e higienização, há algumas dicas que auxiliam no combate à proliferação de bactérias e cuidado do estofado:
- Deixe as janelas abertas para que o ar circule;
- Não deixe o sofá em um local escuro, pois atrai umidade, que é o habitat natural de ácaros, fungos, germes e mofo;
- Passe o aspirador de pó no estofado pelo menos 3 vezes por semana;
- Evite consumir bebidas e comidas no estofado, pois além de manchar e sujar se cair algo na superfície, algumas migalhas podem cair e se tornar invisíveis a olho nu, auxiliando na proliferação de bactérias.
De acordo com os profissionais de higienização, a periodicidade para realizar a limpeza e a higienização de estofados é de pelo menos 6 meses. Caso tenha animais domésticos e/ou crises alérgicas recomenda-se que o serviço seja feito com mais frequência.