As manchas de caneta no couro são fáceis de remover, mas é importante atentar aos produtos utilizados para não danificar a superfície
Algumas situações são acidentais, como derramar um copo de suco no estofado ou até mesmo riscos de caneta em sua superfície. Contudo, é importante sempre prestar atenção nas soluções caseiras que estão disponíveis na internet, dado que elas podem vir a danificar permanentemente o tecido.
Antes de aplicar qualquer produto na área danificada na tentativa de remover os riscos de caneta, pode-se testar em superfícies que ficam localizadas no fundo do estofado, pois caso venha a danificar o tecido, não ficará em um espaço visível.
O primeiro passo para a limpeza das manchas é passar o aspirador de pó no local, para retirar as sujidades da superfície de cima. Após este procedimento, com um pano de algodão macio, passe um pouco de álcool, esfregando com movimentos circulares sobre a área manchada. Com um papel toalha ou um pano macio, seque o local e espere até que o álcool evapore. Repita o procedimento até a mancha sair por completo.
É importante perceber se a mancha não está se espalhando pelo restante do couro.
Se, após este procedimento, o sofá ficar manchado, umedeça um pano macio com água morna e esfregue com movimentos suaves pelo estofado. Com uma esponja esfregue o local sem movimentos bruscos. Outra opção que pode ser utilizada é misturar a glicerina com álcool para efetuar a limpeza, da mesma forma anterior já descrita.
O tempo em que o acidente ocorreu no estofado é fundamental para ter sucesso na remoção das manchas. Quanto antes tirar, melhor. Caso não consiga e veja que a mancha se espalhe, procure um profissional especializado, pois depndendo do tempo e dos produtos utilizados, a mancha pode ficar permanente na superfície.