Categorias
Curiosidades Sofá

Como limpar sofá de couro?

O couro é um material que tem uma superfície com mais durabilidade e que é mais fácil para a limpeza diária

 

Dentre um dos materiais que são feitos os estofados, o couro apresenta uma superfície com mais durabilidade que as de tecido, sendo mais fácil de manter a higiene. Porém, a limpeza e a higienização deste modelo de estofado deve ser frequente.

Para tanto, é importante salientar que a limpeza do estofado em couro exige cuidados especiais, pois deve-se entender de que tipo de couro é o material, bem como a forma como é efetuada, pois, do contrário, pode vir a prejudicar sua conservação.

1. couro desprotegido

Com uma aparência brilhante, este tipo de couro é composto por uma textura macia. É tingido com anilina, mas de uma maneira interna, de modo que não fica na superfície.

2. couro protegido

Assim como o tipo de couro anterior, o couro protegido também é tingido a partir do corante da anilina, trazendo a cor desejada. É considerado um dos couros mais comuns para fabricação e revestimentos de estofados, devido à sua durabilidade maior e ao fato de ser mais resistente às manchas.

3. nobuck

O nobuck é um dos tipos de couro com que um estofado é revestido, sendo polido para que tenha um aspecto aveludado, atribuindo uma sensação de suavidade. É considerado um material mais caro e também com uma pigmentação frágil.

A limpeza deve ser feita de acordo com as orientações do fabricante, pois cada material é diferente e merece uma atenção especial, visando a durabilidade deste. No caso do couro, em seus mais diversos tipos, é recomendado que se dê preferência para uma escovação suave e seca, dado que seu tecido é seco e alguns produtos químicos podem danificá-lo. Se este processo não for satisfatório e não remover as sujidades desejadas, é indicado que seja utilizado um pano umedecido com álcool.

Além da limpeza e higienização, o couro precisa ser hidratado para que sua superfície fique com uma estética agradável e auxiliar em sua durabilidade, já que quanto mais seco este tipo de tecido fica, há mais probabilidade de que ele possa vir a rachar e, consequentemente, rasgar.

É importante sempre prestar atenção em que tipo de produto você está utilizando em seu estofado, principalmente no caso do couro, que pode vir a comprometer todo seu material. O apropriado é consultar um profissional especializado em limpeza e higienização de estofados, que pode orientar melhor qual procedimento efetuar.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *