No sofá, no colchão, no travesseiro, nas roupas… Eles estão por toda a parte! Mas você sabe o que são ácaros e qual o risco que eles nos oferecem?
Ácaros são animais da classe dos aracnídeos, tendo mais de 55 mil espécies descritas, medindo de 0,25 à 0,75mm de comprimento e, devido ao seu tamanho, fazem morada nas mais diversas superfícies, sendo impossível de visualizá-los a olho nu.
Há uma categoria específica chamada de ácaro doméstico, que são os que convivem em nossa casa, advindos da poeira, ficando alocados em nossos estofados, carpetes, tapetes, cortinas e travesseiros. Mas os lugares preferidos deles são os colchões. Além destes lugares, eles também podem habitar a pele humana, na qual se alimentam de pele morta. Um dos processos naturais de nossa pele é a renovação das células, que leva à descamação e, assim como nossa pele, os ácaros ficam depositados no colchão, sofá, carpetes, entre outros.
Estes ácaros são os responsáveis pelas alergias respiratórias como rinite, asma alérgica e dermatite atópica. Mas o ácaro em si não nos atribui mal e sim sua carcaça e suas fezes, que se soltam da fibra dos tecidos e nos causam problemas de saúde. Quando nos deitamos ou sentamos em um local que está infestado por ácaros – que não conseguimos remover em uma limpeza superficial – eles ficam no ar e acabamos os respirando.
Como combater os ácaros?
A prevenção contra estes animais deve ser feita com cuidado e atenção redobrada caso você tenha alguma doença respiratória que pode ser prejudicada com a presença dos ácaros. Confira nossas dicas:
- Aspirar semanalmente sofá, colchão e box, tapete, carpete e cortinas;
- Abrir as janelas durante o dia;
- Trocar as roupas de cama semanalmente;
- Colocar as cobertas, fronhas e travesseiros no sol;
- Realize uma limpeza profissional periodicamente, a cada 6 meses.