As cortinas transformam o ambiente, sempre buscando trazer um conforto e equilíbrio visual nos cômodos.
As cortinas são itens que trazem conforto e beleza para o cômodo em que estão inseridas. Seja qual for seu material, sua cor, textura, comprimento, acessórios, etc., ela pode ter um papel fundamental no equilíbrio visual do ambiente.
1. Por que a cortina?
O primeiro passo, antes de procurar uma cortina, é pensar o porquê você quer que ela esteja em seu ambiente. É para proteção contra a luz do sol? É para decorar o espaço? É para garantir a privacidade? É a partir destas questões que podemos pensar em um material, em uma cor, tecido e estilo.
2. Cortinas para proteção contra a luz do sol
Se o objetivo é colocar a cortina em uma janela que tem muita exposição solar, recomenda-se que evite as cores mais escuras, pois elas tem a tendência de “puxar” mais calor para o ambiente. Desta forma, a melhor opção são os tecidos de cor mais clara e com materiais mais leves, como a seda ou linho.
3. Pensando na privacidade
Se a cortina é pensada como um meio de proteger a privacidade, os tecidos mais indicados são aqueles de fibras mais grossas. Caso queira deixar o ambiente mais escuro, recomenda-se que utilize a cortina blackout. Caso queira manter a claridade, os tecidos mais leves e com uma característica mais fluida são perfeitos para manter a luminosidade e a privacidade.
4. A altura ideal
Uma das dúvidas principais quando falamos sobre as cortinas são seu comprimento, pois o cômodo pode ficar desarmônico com cortinas muito compridas ou curtas demais. Os especialistas recomendam que a cortina se estenda em todo o comprimento da parede, podendo ter uma sobra de até 5 cm na barra.